A CSCC foi constituida em 2002 da vontade dos sócios fundadores, entre os quais três deles com experiências anteriores em consultoras do então grupo das “big five” em criar uma entidade prestadora de serviços integrados no âmbito do apoio à gestão a Micro Empresas e PMEs, as quais não tendo volume e recursos para a implementação de modelos e processos de apoio à decisão, ou gestão de Recursos Humanos, poderiam beneficiar de uma economia de escala prestada em regime de outsourcing. A sua origem reside no conceito de que as ferramentas e modelos implementados para estas Micro Empresas e PMEs seja equiparado aos modelos e processos utilizados por empresas de grande dimensão, variando e diferindo sobretudo no volume de informação prestado e transaccionado.
Tendo como objetivo a construção de uma oferta mais alargada em componentes tecnológicas e na abrangência territorial, é em 2007 iniciado um processo de integração com as empresas do grupo RPGSI (empresas tecnológicas) o qual está presente não só em Portugal, mas também em Angola e Moçambique.
Actualmente o âmbito de actuação da CSCC é mais vasto por via da conquista de clientes internacionais que superam a dimensão de Micro Empresas e PME, os quais necessitando de manter um suporte local nas suas subsidiarias e ou participadas, têm também a necessidade articulação ao mais alto nível com os seus escritórios centrais ou centros de decisão.
A CSCC torna-se assim numa empresa de assessoria, suporte e acompanhamento no âmbito dos serviços corporativos, com forte componente de articulação entre as diversas entidades nacionais e internacionais que compõem a dinâmica corporativa.
Hoje, além das empresas de origem nacional a carteira de clientes da CSCC conta com um número significativo de empresas pertencentes a grupos internacionais que operam no mercado nacional, destes, alternando entre empresas com estruturas locais de administração e finanças e outras em que estas estruturas estão localizadas em diversas cidades europeias, como Paris, Milão, Londres, Barcelona ou Madrid, para as quais a CSCC promove aquilo a que designa por “nearshoring” corporativo, ie, um suporte corporativo global local.
A CSCC presta actualmente serviços, entre outras, a empresas que compõem os principais índices bolsistas, como S&P500, FTSE100, CAC40 e NIKKEI225. Desde 2014 a CSCC actua em Angola e Moçambique através do grupo RPGSI, para prestar apoio aos seus Clientes na sua expansão a estes mercados.